7º Simpósio de Meteorologia e Geofísica da APMG, 2011 – Previsão e Modelação em Ciências Geofísicas

A Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG) (http://www.apmg.pt), com a colaboração da Federação Latino-Americana e Ibérica de Sociedades de Meteorologia (FLISMET) e da Associação Meteorológica Espanhola (AME), realizou no Hotel do Sado, Setúbal, Portugal, de 28 a 30 de Março de 2011, o APMG 2011 – 7º Simpósio de Meteorologia e Geofísica da APMG, 12º Encontro Luso-Espanhol de Meteorologia e XIV Congresso Latino-Americano e Ibérico de Meteorologia, focado no tema “Previsão e Modelação em Ciências Geofísicas”.

O evento reuniu 163 participantes, professores, investigadores, técnicos e estudantes de diversas nacionalidades, vindos de todo o País e da Argentina, Brasil, Espanha, Macau-China, México, Peru, Rússia e Uruguai. A sessão de abertura contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, do Director do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil, do Sub-Director dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau-China, do Presidente do Instituto de Meteorologia de Portugal, do Presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia, do Presidente da Associação Meteorológica Espanhola, do Presidente da Organização Mexicana de Meteorologistas, da Presidente da Sociedade Civil Amigos do Vento do Uruguai e do Presidente da FLISMET e da Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica, tendo sido proferidas duas conferências pelo Doutor José António Marengo e pelo Prof. Doutor Jorge Miguel Miranda, respectivamente, sobre os temas “Previsão do Tempo até Projecções de Mudanças Climáticas” e “Novos Desafios da Modelação Geofísica”.

Foram apresentadas 91 comunicações orais e 34 “posters” nas mais variadas áreas da Meteorologia e da Climatologia, da Geofísica, da Hidrologia, da Oceanografia e no âmbito do tema da reunião.

No final, realizou-se um debate, centrado na temática “Previsão e Modelação em Ciências Geofísicas”, moderado por diversos especialistas de diferentes áreas que despertou o interesse de todos pela importância do tema e pela ampla e aberta discussão que suscitou.

O programa social incluiu um passeio turístico no Parque Natural da Serra da Arrábida e uma recepção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, oferecidos pela edilidade, e um animado jantar que reuniu uma centena de participantes e acompanhantes.